Disseminação do conhecimento

O docente do Programa, Prof. Dr. Denis Lima do Rosário, participa de um projeto de pesquisa que tem como objetivo estimular e capacitar alunos da Universidade Federal do Pará de forma a permitir que os mesmos criem e divulguem conhecimentos científicos e tecnológicos em Infocentros suportados no âmbito do NAVEGAPARÁ, dentre eles, Escola Estadual de Ensino Médio Paes de Carvalho e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré. A implementação deste projeto visa refletir no aumento do nível de escolaridade contribuindo para a elevação do índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na comunidade alvo. Outro importante aspecto é motivar os alunos e a população para o desenvolvimento de novos projetos, participação em feiras de ciência, eventos culturais e científicos, bem como motivar a troca de experiência entre a UFPA e a sociedade.

 

Padronização dos sites dos Programas de Pós-Graduação da UFPA

Coordenado pelo docente, Prof. Dr. Marcos Seruffo, o projeto de criação e padronização de sites para os Programas de Pós-Graduação (PPGs) strictu sensu da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem como objetivo criar uma identidade visual única para os sites dos PPGs, demonstrando o vínculo institucional com a UFPA e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) desde o domínio proposto para as novas páginas, interface intuitiva e conteúdos mínimos exigidos dos PPGs. Com a utilização da plataforma livre de gerenciamento de conteúdo Joomla, é possível a formulação de um padrão de sites e a administração de forma simples e intuitiva, facilitando a atualização das páginas por parte dos coordenadores e equipe de cada PPG. As novas páginas são trilíngues (português, espanhol e inglês), atendendo a especificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e trazendo as informações de forma mais globalizada. A iniciativa teve como órgão proponente a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), e como parceiros de desenvolvimento o Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDi/UFPA) e o Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (LADES) da Faculdade de Computação do Campus Universitário de Castanhal.

 

Clube de ciências

Tem como objetivo implementar um ambiente alternativo de ensino de ciências e matemáticas, em prol da popularização da ciência na educação básica, da iniciação científica Infanto-juvenil, e da formação inicial e continuada de professores das Ciências e Matemáticas. Coordenado pelo Professor João Malheiro .

Inclusive egressos do clube, enquanto pesquisadores, hoje participam como discentes do PPGEAA, o que indica o sucesso da iniciativa. Nota-se o alto grau de publicações na área de Educação Básica feita por integrantes do Clube de Ciências, somente no período entre 2018 e 2019 foram produzidas: a)Tese de doutorado: 1; b) Dissertações:7, c) Artigos Publicados em Revistas Qualis  A e B: 13; d)Artigos Submetidos em Periódicos (Aprovados – Aguardando Publicação): 5; e)Capítulos de livros publicados: 3, o que demonstra o interesse do grupo.  

 

 

PROJETO MENINAS PAID'ÉGUAS

Coordenado pela prof.ª Yomara Pires (PPGEAA), o projeto parceiro do Programa Meninas Digitais, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que objetiva despertar o interesse e fomentar a inclusão de meninas estudantes do ensino médio em carreiras nas área de Ciência, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas. As ações e atividades propostas pelo projeto visam proporcionar às alunas do ensino médio a troca de experiências entre universidade e escola, com o envolvimento em atividades extensionistas e práticas laboratoriais, proporcionando assim uma experiência prévia na área de computação e tecnologias digitais. O evento conta com a participação de discentes PPGEAA. https://meninaspaidegua.wixsite.com/meusite.