Promoção de cursos

O docente do Programa, Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro, participa de um projeto de extensão que busca discutir com professores ministrantes da disciplina de Ciências na rede pública municipal e estadual de educação da região nordeste do Pará, a matriz teórica das metodologias ativas de aprendizagem e sua possibilidade de ser implementada nas aulas de Ciências. O projeto prevê dois cursos práticos por ano, coordenados pelo Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, para 20 professores e 80 alunos em cada edição. O projeto atualmente conta com o apoio financeiro do Projeto do Observatório da Educação.

Desenvolvimento de pesquisa

Coordenado pela docente, Profa. Dra. Gisela Macambira Villacorta, o projeto de pesquisa “Educadores do Campo: gêneros e identidades” integra ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos alunos da graduação em Ciências Sociais envolvidos, a atuação junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desenvolvendo pesquisa sobre várias dimensões da cultura, tais como religião, gênero, relações raciais, memória e identidade a partir das trajetórias das chamadas "Educadoras do Campo", expressão verbalizada tanto pelo Movimento, quanto pelos acadêmicos envolvidos com a discussão da "Educação do Campo" (Pronera-Pedagogia). Neste sentido, dentro de uma abordagem antropológica, procura-se discutir o conceito de educação como um processo de aprendizado cultural.