Promoção de cursos

O docente do Programa, Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro, participa de um projeto de extensão que busca discutir com professores ministrantes da disciplina de Ciências na rede pública municipal e estadual de educação da região nordeste do Pará, a matriz teórica das metodologias ativas de aprendizagem e sua possibilidade de ser implementada nas aulas de Ciências. O projeto prevê dois cursos práticos por ano, coordenados pelo Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, para 20 professores e 80 alunos em cada edição. O projeto atualmente conta com o apoio financeiro do Projeto do Observatório da Educação.

 

Desenvolvimento de pesquisa           

Coordenado pela docente, Profa. Dra. Gisela Macambira Villacorta, o projeto de pesquisa “Educadores do Campo: gêneros e identidades” integra ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos alunos da graduação em Ciências Sociais envolvidos, a atuação junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desenvolvendo pesquisa sobre várias dimensões da cultura, tais como religião, gênero, relações raciais, memória e identidade a partir das trajetórias das chamadas "Educadoras do Campo", expressão verbalizada tanto pelo Movimento, quanto pelos acadêmicos envolvidos com a discussão da "Educação do Campo" (Pronera-Pedagogia). Neste sentido, dentro de uma abordagem antropológica, procura-se discutir o conceito de educação como um processo de aprendizado cultural.

 

Realização de Eventos Socio-Culturais em 2022

1° - I Novembro Negro 

 A primeira ação do Grupo Espiar e Curiar, realizada em 24 de Novembro de 2022, o evento I Novembro Negro, em alusão ao mês da Consciência Negra. O objetivo foi realizar discussões em torno das políticas públicas direcionadas a população negra. Esse evento foi amplamente divulgado para o público em geral, por meio das redes sociais. O evento contou com participação dos membros do Grupo Espiar e Curiar discentes do mestrado interdisciplinar.

 

Realização de Eventos Socio-Culturais em 2023

 

1° - I Fórum de Memória e Patrimônio Histórico Cultural de Castanhal. 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), vinculado ao Campus de Castanhal da UFPA, em parceria com o Grupo de Estudos Espiar e Curiar – Saberes Amazônicos, promoveu, no dia 28 de fevereiro, o I Fórum de Memória e Patrimônio Histórico Cultural de Castanhal.

Com o tema “A Construção de Políticas Públicas sobre Memória e Patrimônio Histórico-Cultural para o município de Castanhal”, o evento teve como  objetivo trazer reflexões e consciência crítica a respeito das ações humanas, da cultura e das políticas públicas acerca da história e gestão do patrimônio material e imaterial da região, num espaço de discussão plural de pesquisas e reflexões para a compreensão e projeção de propostas às diversas comunidades da região.

Com uma programação diversificada, o evento, apoiado pelo PPGEAA, contou com relatos de experiência, painéis integrados, apresentações culturais e propostas de ações. Na oportunidade, também foram apresentado o Grupo de Estudos Espiar e Curiar – Saberes Amazônicos, composto por discentes e docentes do PPGEAA.

 

O encontro também contou com a presença de representantes do IPHAN, Prefeitura e SECULT de Castanhal, Secretário de Ciência e Tecnologia do Pará (SECTET) e entidades civis do município.


2°- Webnário Política Pública de Igualdade Racial no Estado do Pará

TEMA: Política Pública de Igualdade Racial no Estado do Pará: transversalidade de gênero e interseccionalidades.

O Webnário busca discutir ações estratégicas e efetivas na Década Internacional dos Afrodescendentes e para a COP 30 em prevenção aos diversos tipos de racismos e as desigualdades raciais, além do debate sobre as políticas patriarcais e o machismo estrutural nas implementações de políticas públicas.

o evento contou contou com as participações: 

Prof. Me. Domingos Conceição Sociólogo Mestre em Serviço Social, Militante do MOCAMBO

Oneide M. Rodrigues - Mametu Nangetu, Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde – RENAFRO, Rede Mulheres de Axé do Brasil, Conselho de Direito da Mulher do Estado do Pará

Dr. JARBAS VASCONCELOS Secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos

Dr. ZÉLIA AMADOR DE DEUS - Profa UFPA Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará - CEDENPA Associação Brasileira de Pesquisadoras Negras - ABPN

WALBERTO DUNGA Movimento Quilombola MALUNGU

Elza Rodrigues COANT BELÉM

Elcilene Sá COMPIR Castanhal

Rosivaldo da Graça Ramos Secretário Municipal de Igualdade Racial de Tomé Açu

Byanny Sanches Coord. de Igualdade Racial de Ananindeua

Edson Baba Katende FONSANPOTMA - PA FOPAFRO

Klebson Glória SEDUC - Salvaterra

Elias Borges Secretário Municipal de Igualdade Racial de Concórdia do Pará  

link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=q0DV8QZEYwU

 


 

3° - O grupo de estudos Espiar e Curiar do PPGEAA participou na avaliação da Cartilha: Guia orientador para atenção integral à saúde da população quilombola

O grupo de estudos Espiar e Curiar do PPGEAA, a convite do professor Hilton Pereira Silva, designado pelo Ministério da Saúde, participou da análise da cartilha Guia orientador para atenção integral à saúde da população quilombola. A participação do Grupo se deu compartilhando experiências de vivências e pesquisas dos membros do Grupo, o qual está constituído por militantes do Movimento Negro e pesquisadores  sobre Políticas Públicas de ação afirmativa em saúde, feminismo,  quilombismo, direitos humanos, antropias e antropizações e organização social na Amazônia, dentre outros. Ademais, para elaboração da versão final desta cartilha.

Os apontamentos e contribuições do Grupo foram sintetizados em um quadro de notas e conceitos, com a proposta de ranquear os principais pontos percebidos e orientados à análise e avaliação, apresentados em reunião online em 02 de Março de 2023.


 

4°-  Elaboração do relatório de atividades do Grupo Espiar e Curiar

Em Abril de 2023, foi finalizado o relatório de atividades Socio-Culturais e extensionistas do grupo Espiar e Curiar, referente ao segundo semestre de 2022 e a primeira quadrimestral de 2023


 

5° - Participação de docente do PPGEAA no evento Motiva Saúde

A professoa Iracely Rodrigues do PPGEAA, ministrou no dia 25 de Março palestra sobre o uso de plantas medicinais em um evento chamado Motiva saúde coordenado pelo Dr Adelson Prado. O evento contou com a participação de profissionais e interessados na área da saúde.