Antes que matem os rios,

e as matas por onde andei,

antes que cubram de lixo,

o lixo da nossa lei,

deixa que eu cante contigo,

debruçado em peito amigo,

as coisas que tanto amei,

as coisas que tanto amei.

(Composição Paranatinga, de Paulo André e Ruy Barata)

O egresso PPGEAA Mailson Lima participou no último dia 20/06 de roda de conversa que debateu o tema " Descaso com a Amazônia é descaso com o Brasil". O evento contou com a participação do jornalista e pesquisador Osvaldo Bertolino da Fundação Maurício Grabois e editor do blog outro lado da notícia, do jornalista e professor Jorge Gregory e do escritor e jornalista Luiz Manfredini

A Cátedra UNESCO em Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina convida a comunidade acadêmica a apresentar propostas para a 3ª Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior, mediante atividades que promovam reflexões, debates e ações que visem a contribuir para a erradicação das múltiplas formas de racismo que ainda persistem nas políticas, sistemas e instituições de Ensino Superior da América Latina.

O PPGEAA conta com mais um Laboratório parceiro para o desenvolvimento de suas pesquisas. O Laboratório de Educação, Meio Ambiente e Saúde (Lemas), condenado pelos professores Iracely Rodrigues da Silva, recém chegada ao PPGEAA, e Euzébio de Oliveira, professor do PPGEAA desde sua criação em 2017. O Lemas é um grupo de pesquisa interdisciplinar  (UFPA/CNPq) que investiga práticas terapêuticas com plantas medicinais em comunidades da região amazônica.

A partir do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, por meio de parceria estabelecida entre Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o discente de mestrado Danilo Teixeira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA), realizará uma missão de pesquisa junto ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJOR) da UFSC.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia anuncia por esta Chamada a inscrição para a concorrência de cadastro de reserva para distribuição de bolsas de mestrado de agências de fomento que disponibilizam suas bolsas ao Programa. Desde o momento da abertura desta Chamada, as bolsas serão distribuídas conforme ordem decrescente de classificação nesta Chamada, o que valerá até 31/12/2022.

Acesse aqui.

Discente Daniel Xavier Da Fonseca, publicou o artigo "Brincadeira na ramada e no terreiro: relações afroindígenas no Pará" no portal Geledés, o texto é fruto de sua pesquisa de iniciação científica e de sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia, PPGEAA.

O texto e vídeo podem ser vistos na íntegra do portal Geledés: https://www.geledes.org.br/brincadeira-na-ramada-e-no-terreiro-relacoes-afroindigenas-no-para

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) divulga a programação e outras informações da Semana de acolhimento, dedicada aos discentes da turma de Mestrado 2022.

Para ver a programação, clique aqui.