Último dia para cadastro junto à FADESP
Não perca o prazo final para o Processo Seletivo do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPPGEAA/UFPA/Campus Castanhal)!
Não perca o prazo final para o Processo Seletivo do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPPGEAA/UFPA/Campus Castanhal)!
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia anuncia por este meio, a errata 002 para ajuste do Edital 001/2025.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia anuncia por este meio, a errata 001 para ajuste do Edital 001/2025.
O livro é resultado de pesquisa de campo acerca da devoção de São Benedito, no município de Bragança (PA), com observação participante, registros áudio-visuais e procedimentos etnográficos. Observou-se que a longevidade dessa manifestação cultural decorre da ampla participação da população e do alcance geográfico da devoção.
Os bois de máscaras são uma manifestação da cultura popular do município de São Caetano de Odivelas – PA. Surgidos na década de 1930, permanecem até hoje graças à intensa participação da população nas hilárias apresentações, que contam com a presença do boi, dos pierrôs, das cabeçudas e das buchudas.
Informamos aos/as candidatods/as que já está disponível o link para acesso ao SIGAA, a fim que os/as mesmos/as efetivem sua inscrição:
LINK: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf
OBS: lembramos que deverão efetivar suas inscrições somente por este sistema, conforme item 2.3.1 do EDITAL 001/2025.
A Coordenação do PPG em Estudos Antrópicos na Amazônia torna público o Edital para o Processo Seletivo aos Cursos de Mestrado e de Doutorado da Turma de 2026, com inscrições no período de 15/10 a 14/11/2025, em conformidade com Edital. Acesse aqui
Atividade de Campo do PPGEAA na Ilha do Combú: Saberes Tradicionais e Resistência Comunitária
Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) realizaram um trabalho de campo na região da Ilha do Combú, com o objetivo de coletar relatos sobre os saberes tradicionais das comunidades locais.
Este relatório foi elaborado pelo Laboratório de Antropização (L’ANTRO), vinculado ao PPGEAA da UFPA/Castanhal e registrado no CNPq. O estudo aborda questões sociohistóricas, culturais, econômicas e ambientais de Castanhal, com foco na devolutiva social da universidade. Espera-se que os dados contribuam para a formulação de políticas públicas baseadas em ciência, auxiliando gestores, legisladores e órgãos de fiscalização.
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Castanhal, torna pública a Chamada para credenciamento de professores/as permanentes e colaboradores para atuarem em ensino, pesquisa, extensão e orientação no Programa. O perfil do/a docente deve implicar em experiência em docência no nível superior e/ou básico, em produção cientifíca qualificada, em redes de pesquisa e em participação ou coordenação de projetos com financiamento. A depender do histórico de atuação e produção do/a candidato/a o/a mesmo/a poderá ser enquadrado/a como permanente ou colaborador/a.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou, no dia 15/5/2025, resultado preliminar da chamada 18/2024, de bolsas produtividade no país. Três professores de nosso Programa foram contemplados – Gabriel Brito, José Guilherme Fernandes e Marcos Seruffo – com duas bolsas produtividade em pesquisa (PQ) nível C e um com bolsa de desenvolvimento científico e tecnológico (DT) nível C, o que coloca nosso corpo docente no cenário de reconhecimento de pesquisadores em escala nacional.Vale lembrar que os professores Fernandes e Seruffo tiveram renovação de bolsas, pois já atuavam como bolsistas de produtividade