Nesta quarta-feira, 16/11, os discentes da turma de mestrado 2022, Programa de Pós-graduação Estudos Antrópicos da Amazônia, realizaram visitações guiadas em dois sítios arqueológicos da capital paraense. 

A primeira parada foi no sítio arqueológico onde serão construídas as instalações do Museu e Memorial da Consciência  Negra, localizado no bairro da Cidade Velha. A visita neste espaço oportunizou a observação antrópica por meio das técnicas arqueológicas aplicadas no espaço de estudo.

Com o objetivo de contribuir no combate ao racismo nesta reta final da Década Internacional dos Afro-descendentes, nossa proposta é elevar perspectivas antirracistas por meio de uma educação que constitua novos sujeitos, numa sociedade plural e de respeito a diversidade de gênero, raça e sexualidade.

Por isso conclamamos enquanto discentes do PPGEAA/UFPA, campus Castanhal, toda a nossa comunidade a sulear pesquisas, discursos e posturas de libertação capazes de esperançar o essencial de uma democracia.

O evento SEMINÁRIO PROCAD AMAZÔNIA: TRADUTOR(E)S E INDICADORES PARA COMUNIDADES AMAZÔNIDAS é fruto do projeto de pesquisa colaborativa Indicadores antrópicos: fatores socioambientais e patrimoniais na tradução de índices de antropização em povos e comunidades amazônidas, cuja proposta visa criar indicadores e índices a partir da experiência e dos valores de comunidades autóctones. 

Lançamento do 2° Livro do PPGEAA

25° Feira Pan-Amazônica do livro e das multivozes

Data: 01/09/2022

Horário: 19 às 21 horas

Estande da editora Paka-Tatu. 

PPGEAA saúda o dia 08 de julho, Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico

No dia 8 de julho é celebrado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. A data também lembra o dia de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948, que congrega as principais associações científicas do país. E em tempos da pandemia da Covid-19 a pesquisa científica e o papel do pesquisador ganham destaque nacional e mundial.