O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) integra o campus Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) e iniciou suas atividades em 2017 com o curso de Mestrado Acadêmico.

É constituído a partir de uma Área de Concentração: Estudos Antrópicos; e duas Linhas de Pesquisa: Etno-Sociobiodiversidade e Sustentabilidade Ambiental; e Etno-Saberes E Tecnolocias Sociais.

O Mestrado é voltado para todos os portadores de diploma superior, independentemente da área de formação, que desejem fomentar a formação continuada stricto sensu e a prática em pesquisa, a partir da experiência com diferentes sociobiodiversidades e interação de saberes, mediante a análise, interpretação e proposição de diversos saberes, discursos e práticas geradas por ações antrópicas na região.

O objetivo geral do Programa é fomentar a formação continuada stricto sensu e a prática em pesquisa a partir da experiência com diferentes sociobiodiversidades e interação de saberes, mediante a análise, interpretação e proposição de diversos conhecimentos, discursos e práticas geradas por ações antrópicas na região.

O Programa tem como objetivos específicos: investigar as diferentes formas de antropismo na região amazônica; mapear e compreender as imbricações epistemológicas das diversas realidades e modelos culturais e científicos de inserção do humano na região; estabelecer a descentralização da produção de conhecimentos sobre a Amazônia, mediante o comparativismo e a complementação de práticas e discursos acadêmicos; propor estudos críticos da realidade local, interagindo e incluindo os diversos saberes locais, em perspectiva intercultural; propor práticas interdisciplinares de estudo das realidades locais, propondo soluções inovadoras para problemas gerados pelo antropismo.

Ao final, o egresso do PPGEAA deverá estar apto a planejar, coordenar e executar pesquisas científicas em ambientes multissetoriais; transitar entre as diversas disciplinas estudadas, sendo capaz de trabalhar em grupos multidisciplinares em perspectiva interdisciplinar; auxiliar na construção de epistemologias acordadas com a realidade local/regional e com os saberes diversos da região, em perspectiva intercultural; além de ter a capacidade de problematizar a sua realidade, construindo uma práxis científicos.

O corpo docente do Programa é formado por um grupo de 15 professores, sendo três colaboradores. Os processos seletivos possuem periodicidade anual, com oferta de 24 vagas.

Dados Gerais - PPGEAA