Nome do grupo: Meninas paideguas

Descrição: Nossa missão é fomentar a inclusão de meninas estudantes do ensino médio em carreiras na área de Computação e Ciências Exatas nos municípios de Belém e Castanhal.

Coordenação: Dra. Yomara Pinheiro Pires e Dra. Fabiola Pantoja Araujo

Link: https://meninaspaideguas.ufpa.br

 


Nome do grupo: LabTeC - Laboratório de Tecnologias Computacionais

Descrição: O Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) consiste no Grupo de Pesquisa (GP) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), criado para desenvolver pesquisas abrangendo a Ciência da Computação, Engenharias e suas áreas afins, com ênfase na Engenharia de Software, Inteligência Computacional e Ciência, Tecnologia e Inovação. O GP é composto, em sua maioria, por pesquisadores de universidade de brasileiras, internos à UFRA e externos vinculados à outras instituições, e também conta com a participação de pesquisadores de outras instituições internacionais.

Coordenação: Dr. Rodrigo Lisboa Pereira e Dr. Fabrício Wickey da Silva Garcia

Link: https://sites.google.com/view/gplabtec

 


Nome do grupo: L'ANTRO - Laboratório de Antropizações

Descrição: Está vincuado ao PPG em Estudos Antrópicos na Amazônia, sendo parte atuante em atividades de formação acadêmica, de investigação etnohistórica e ecossistêmicas, e ainda de produção colaborativa entre academia e atores não-acadêmicos, na perspectiva de produção de conhecimentos para o desenvolvimento local e o diálogo de saberes.

Coordenação: Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4720389866466096

 


Nome do grupo:  Estudos Socioambientais Costeiros

Descrição: Linhas de pesquisa

-Associações e associativismo rural na Amazônia Oriental -Conhecimento Ecológico Local -Educação, Gênero e Diversidade -Territorialidade, governança, uso e apropriação de recursos naturais

Coordenação: Dra. Roberta Sa Leitao Barboza

Link: https://www.instagram.com/labpexca/

 


Nome do grupo: Janelas para a Biodiversidade do Baixo Amazonas (JABBA): contribuições dos sambaquis do passado para preservação ambiental no presente amazônico

Descrição: Esse grupo de pesquisa visa investigar os sambaquis localizados em áreas de várzea que foram construídos há pelo menos 8000 anos. Na superfície desses sítios há restos de quelônios, peixe-boi, boto, pirarucu e outras espécies aquáticas que hoje estão em risco de extinção. A partir do registro paleoambiental existente nos sambaquis, a equipe liderada por cientistas amazônidas fará o mapeamento e escavações destes sambaquis buscando investigar o manejo de recursos aquáticos antigos e modernos para entender a história das mudanças nos usos recursos durante o Holoceno.

Coordenação: Dra. Gabriela Prestes Carneiro e Dra. Myrian Sá Leitão Barboza

Link: 

https://linktr.ee/projeto_jabba

@projetojabba

 


Nome do grupo: Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-religiosas do Oeste do Pará e Caribe (NPDAFRO)

Descrição: O NPDAFRO é um grupo de pesquisa que reúne pesquisa e projetos de extensão a respeito das comunidades tradicionais de terreiro no Oeste do Pará. Ao longo dos últimos 10 anos temos atuado fortemente junto às comunidade de Terreiro em cidades como Santarém, Monte Alegre e Alenquer. Em parceria com a secretaria de educação do município de Santarém, o núcleo trabalhou ativamente em ações extensionistas para a formação de professores para escolas quilombolas do município. Temos uma frente de pesquisa consolidada e que serve de referência para as pesquisas sobre religiões de matriz africana no norte do país. Além disso, as nossas ações de pesquisa e extensão tem colaborado fortemente para formação de profissionais para o campo da antropologia no norte do Brasil.

Coordenação: Dra. Carla Ramos e Dra. Myrian Sá Leitão Barboza

Link: 

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0037592708943511

https://afroreligioes.wordpress.com/sobre-o-npdafro/

 


Nome do grupo: Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA)

Descrição: O Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA) tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão para contribuir com a inclusão de pessoas público-alvo da Educação Especial e outros grupos historicamente excluídos do processo educacional, em todos os níveis e modalidades de ensino. Suas atividades são realizadas em Castanhal, em municípios adjacentes da Região Nordeste do Pará e na Região Metropolitana de Belém.

Coordenação: Dra. Raphaella Duarte Cavalcante Lopes

Link: 

https://www.facebook.com/p/Geira-Ufpa-100054171439408/

https://www.instagram.com/geiraufpa/

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Nome do grupo: Geografia Física, Paisagem e Ambiente

Descrição: O grupo de pesquisa Geografia Física, Paisagem e Ambiente, abrange diferentes áreas do conhecimento e delineia importantes discussões sobre paisagem e ambiente. Esses conceitos norteiam a investigação da natureza, promove a realização de interfaces e estabelece distintas linhas de pesquisa ancoradas em proposições geográficas: localização, distribuição, analogias, diferenciação, conexão e extensão. Assim, pretende-se, desenvolver pesquisas fundamentadas em diferentes abordagens: a) Decifração da paisagem: gênese, formas, dinâmicas, evolução e transformação; b) Investigação do processo de Toalização (badlands) no Piauí; c) Questões ambientais na perspectiva da intercambiada relação sociedade e natureza; d) mapeamento de aspectos naturais e da dinâmica socioespacial. A principal repercussão se refere ao desdobramento e avanço de pesquisas no âmbito da Geografia e elaboração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que possam contribuir para o desenvolvimento científico do território brasileiro.

Coordenação: Dr. Ivamauro Ailton de Sousa Silva

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1246381044187887

 


Nome do grupo: Projeto RENEC - ViVendo Ciências no Ensino por Investigação - Projeto Extensão

Descrição: Este projeto que faz parte da Rede Nacional Leopoldo de Méis de Educação e Ciência, propõe a realização de oito oficinas objetivando apresentar/discutir os limites/possibilidades da utilização do Ensino por Investigação na escola, independente da disciplina/conteúdo trabalhado. As ações serão ainda destinadas aos estudantes da escola básica/pós-graduação. Inicialmente trabalharemos com os professores/pós-graduandos referenciais teóricos da metodologia investigativa. Em seguida, realizaremos atividades em que os participantes resolverão um problema real em que, para resolvê-las, realizarão um experimento investigativo . As pesquisas dar-se-ão a partir dessas atividades, em que realizaremos as análises das argumentações docentes-discentes acerca das interações dialógicas durante as Experimentações Investigativas. O projeto articula ensino/pesquisa/extensão, com um plano de cooperação entre escolas públicas/universidade, por meio da intensificação das ações do Clube de Ciências Campus Castanhal (PA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA/CCSE), no sentido de criar um laboratório de pesquisa para os cursos de graduação/pós-graduação nas áreas da Educação em Ciências, tanto para o desenvolvimento de investigações acerca do trabalho docente, quanto para formação inicial e continuada de professores, além de proporcionar aos alunos da Educação Básica participarem do Clube. Este projeto atenderá as matrizes curriculares da formação de professores na graduação/pós-graduação dentro das metodologias ativas, para o desenvolvimento de práticas epistemológicas com formas interativas do processo discursivo. Serão selecionados licenciandos/pós-graduandos, alunos/professores de escolas públicas como recursos humanos para formação/intervenção pedagógica das Sequências de Ensino Investigativas. O projeto se dará de maneira interativa e colaborativa, a fim de analisar o entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos/dialógicos que tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso entre professor e alunos, e seu impacto na condução de argumentações no contexto de sala de aula. Esperamos a produção de dois artigos científicos por ano de projeto e participação em eventos científicos da área, além da construção de atividades didáticas que ficarão à disposição dos professores da escola básica.

Coordenação: Dr. João Manoel da Silva Malheiro e Dr. Carlos José Trindade da Rocha

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Nome do grupo: Os Clubes de Ciências e os Processos de Ensino e Aprendizagem das Ciências na Educação Básica

Descrição: As escolas públicas, são espaços propícios a criação de Clubes de Ciências que tenham atividades didático-pedagógicas com foco em Metodologias Ativas, em especial o Ensino Investigativo. Com base nos resultados exitosos do Clube de Ciências/Campus Castanhal, acreditamos que a efetivação desses espaços, poderá contribuir para despertar o interesse e a aprendizagem das Ciências entre os estudantes da escola básica, contribuindo para que professores replanejem suas aulas objetivando a aprendizagem dinâmica dos alunos. Diante de um ensino de Ciências muitas vezes desinteressante pela forma como os conteúdos são ensinados é que acreditamos que a criação de Clubes de Ciências, fundamentados no Ensino investigativo, proporcionará a alunos e professores o desejo de compreender de forma dinâmica como a Ciência se desenvolve ao longo do tempo. Objetivando compreender de que maneira as ações didáticas e pesquisas científicas realizadas em Clubes de Ciências do Pará podem contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem das Ciências no ambiente de sala de aula, é que propomos esse projeto, acreditando que é possível ensinar e aprender Ciências de forma mais ativa e contextualizada, mesmo sem laboratórios nas escolas. Pesquisas recentes demonstram que Clube de Ciências com metodologias investigativas, mesmo em escolas sem laboratórios e com poucos recursos didáticos, conseguem ter bons resultados com a utilização de materiais de baixo custo e/ou recicláveis, promovendo a motivação para ensinar entre os professores e o aprender entre os alunos. Portanto, a execução desse projeto permitirá a fomentação e possível implementação de Clubes de Ciências nos municípios interessados, a formação continuada de professores de Ciências nas escolas públicas, além de motivar a organização de um Ensino Investigativo dinâmico dentro dos processos interativos/dialógicos, motivando o desenvolvimento de processos formativos entre professores e alunos

Coordenação: Dr. João Manoel da Silva Malheiro e Dr. Carlos José Trindade da Rocha

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Nome do grupo: Alteridade, Literaturas do Insólito e Psicanálise (ALLIP)

Descrição: O grupo dedica-se ao estudo da noção de alteridade em articulação com a psicanálise freudiana e lacaniana, abrangendo, a partir desse conceito, a investigação das literaturas do insólito (maravilhoso, fantástico, estranho, realismo mágico e maravilhoso). Nesse sentido, orienta discentes e colabora com investigações que envolvam a pesquisa sobre narrativas que lidam com formas discursivas demarcadas por procedimentos que se tem designado por poética da alteridade. O grupo, através de seus membros, participa de outros grupos certificados ("Vertentes do Fantástico na Literatura"), de encontros periódicos de GT da ANPOLL ("Vertentes do Insólito Ficcional"), além de atuar como membro Pesquisador da Iler, "Instituto Interdisciplinar de Leitura" - Cátedra Unesco de Leitura - PUC/Rio), e participar de instituição de formação psicanalítica. Ademais, mantém reuniões periódicas entre seus pesquisadores, organiza e/ou participa de eventos, além de publicar artigos na área acima delimitada.

Coordenação: Dra. Sylvia Maria Trusen

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7960221239167520