A Cátedra UNESCO em Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina convida a comunidade acadêmica a apresentar propostas para a 3ª Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior, mediante atividades que promovam reflexões, debates e ações que visem a contribuir para a erradicação das múltiplas formas de racismo que ainda persistem nas políticas, sistemas e instituições de Ensino Superior da América Latina.

O PPGEAA conta com mais um Laboratório parceiro para o desenvolvimento de suas pesquisas. O Laboratório de Educação, Meio Ambiente e Saúde (Lemas), condenado pelos professores Iracely Rodrigues da Silva, recém chegada ao PPGEAA, e Euzébio de Oliveira, professor do PPGEAA desde sua criação em 2017. O Lemas é um grupo de pesquisa interdisciplinar  (UFPA/CNPq) que investiga práticas terapêuticas com plantas medicinais em comunidades da região amazônica.

A partir do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, por meio de parceria estabelecida entre Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o discente de mestrado Danilo Teixeira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA), realizará uma missão de pesquisa junto ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJOR) da UFSC.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia anuncia por esta Chamada a inscrição para a concorrência de cadastro de reserva para distribuição de bolsas de mestrado de agências de fomento que disponibilizam suas bolsas ao Programa. Desde o momento da abertura desta Chamada, as bolsas serão distribuídas conforme ordem decrescente de classificação nesta Chamada, o que valerá até 31/12/2022.

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Discente Daniel Xavier Da Fonseca, publicou o artigo "Brincadeira na ramada e no terreiro: relações afroindígenas no Pará" no portal Geledés, o texto é fruto de sua pesquisa de iniciação científica e de sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia, PPGEAA.

O texto e vídeo podem ser vistos na íntegra do portal Geledés: https://www.geledes.org.br/brincadeira-na-ramada-e-no-terreiro-relacoes-afroindigenas-no-para

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) divulga a programação e outras informações da Semana de acolhimento, dedicada aos discentes da turma de Mestrado 2022.

Para ver a programação, clique aqui.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é responsável por fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, no país. Para tanto, periodicamente lança editais de fomento destinados aos pesquisadores com reconhecida atuação no cenário científico nacional, como forma de promover a excelência na pesquisa para o avanço do conhecimento, da inovação e da soberania nacional.

Em princípio de fevereiro último, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia foi responsável pela proposição de Acordo de Colaboração Interuniversitária entre UFPA e a Universidade do Québec em Abitibi-Temiscamangue (UQAT), localizada na Província do Québec, no Canadá. A partir de contato entre o Vice-Coordenador do PPGEAA, Prof. Dr. José Guilherme Fernandes, e o professor e pesquisador Dr. Benoit Éthier, da Escola de Estudos Autóctones, da UQAT, instituiu-se a parceria em estudos e pesquisas, o que vem  ao encontro dos objetivos de nosso Programa, atuante em questões relativas à antropização de populações na Amazônia e os consequentes impactos socioambientais, e da finalidade da Escola de Estudos Autóctones, localizada em região canadense (Abitibi-Temiscamangue) profundamente impactada pela exploração mineral.