Atividade de Campo do PPGEAA na Ilha do Combú: Saberes Tradicionais e Resistência Comunitária
Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) realizaram um trabalho de campo na região da Ilha do Combú, com o objetivo de coletar relatos sobre os saberes tradicionais das comunidades locais.


A atividade envolveu a realização de entrevistas, registro fotográfico e filmagens em dois pontos da ilha. O primeiro foi a sede da Biojóias, no igarapé Combú, onde foi realizada uma entrevista com Silvia Rodrigues, presidente da Associação das Mulheres do Combú. O segundo ponto foi a sede da Associação das Mulheres Extrativistas do Combú, no igarapé Piriquitaquara, com entrevistas realizadas com Dayse da Costa, Daniele da Costa e Rosineide Trindade.


Participaram da ação os professores José Guilherme Fernandes e Marcos Seruffo, além dos mestrandos Maria Inez Seruffo, Paloma Loureiro e Sebastián Torres.
Como conclusão, a ação reforça a importância de registrar e valorizar os saberes tradicionais em risco de desaparecimento, como o uso de plantas medicinais, a prática da extração do óleo de andiroba e outras atividades extrativistas. As entrevistas revelaram que tais práticas vêm se perdendo entre os jovens da ilha, influenciados pelo acesso crescente às tecnologias digitais. O trabalho contribui para a formação crítica dos pesquisadores do programa e para o avanço dos estudos antrópicos na Amazônia.