Nesta quarta-feira, 16/11, os discentes da turma de mestrado 2022, Programa de Pós-graduação Estudos Antrópicos da Amazônia, realizaram visitações guiadas em dois sítios arqueológicos da capital paraense. 

A primeira parada foi no sítio arqueológico onde serão construídas as instalações do Museu e Memorial da Consciência  Negra, localizado no bairro da Cidade Velha. A visita neste espaço oportunizou a observação antrópica por meio das técnicas arqueológicas aplicadas no espaço de estudo.

O segundo momento da visitação aconteceu no Cemitério Nossa Senhora da Soledade, bairro Batista Campos, sítio arqueológico em meio a pujante Belém do Pará. Este trabalho atualmente passa por preservação da memória de elementos essenciais da história paraense, busca revitalizar e reconstruir peças fundamentais para a garantia desde acervo histórico para a atual e futuras gerações.

As visitas fazem parte do processo avaliativo da disciplina “Introdução a Arqueologia da Amazônia”, ministrada pelo Professor Arqueólogo Paulo Canto. 

De modo geral, a disciplina oportuniza a imersão em realidades antropizadas ao longo dos séculos e instiga a investigação interdisciplinar para gerar discussões nas mais variadas áreas do conhecimento.

Texto: Tiago Tabayara