A Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) da Universidade Federal do Pará (UFPA) tornou público o Edital nº 08/2020/SAEST/UFPA, que regulamenta o processo seletivo para renovação das vagas no Projeto Prolínguas/2020.4 em cursos livres de línguas estrangeiras de espanhol, francês e inglês. As inscrições serão realizadas até 2 de setembro de 2020.

O Prolínguas é uma parceria entre a Saest e os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) do Instituto de Letras e Artes (ILC) que concede bolsas e auxílio financeiro para os alunos adiquirirem o material didático (livros) dos cursos. O projeto é destinado a estudantes da UFPA regularmente matriculados em curso de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Vagas – São ofertadas 265 vagas, sendo 225 para inglês, 20 para francês e 20 para espanhol. Todas as vagas são destinadas a candidatos que já cursam os cursos livres no Prolinguas/2020.2 e que poderão realizar a renovação com a inscrição no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (Sigaest), seguindo as normas estabelecidas no Edital.

Inscrição -  Os candidatos aptos à renovação poderão realizar inscrições no período de 26 de agosto a 2 de setembro de 2020. Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (Sigaest), clicar em  “Prolinguas 2020.4”,  atualizar as informações do Questionário Socioeconômico e a documentação solicitada.

A documentação referente ao processo seletivo do Edital 08/2020/SAEST/UFPA, que regulamenta o Prolínguas.2020.4, deve receber uma atenção especial do candidato à renovação, tendo em vista a possibilidade de mudanças na renda, composição familiar, endereço de origem, telefone, e-mail, curso, campus, entre outras informações, que devem ser consideradas para atualização do Questionário Socioeconômico.  Toda essa documentação deve ser anexada em formato JPG, no Sigaest, bem como o comprovante de matrícula nos períodos letivos 2020.1 ou 2020.2.

Habilitação – O período para habilitação no Prólínguas 2020.4 será de 8 a 11 de setembro de 2020.  Para a realização da habilitação, deve-se seguiros seguintes procedimentos: acessar o site da Fadesp e matricular-se no curso desejado. Após a realização da matrícula, será gerado um boleto bancário, o qual deve ser encaminhado, antes da data do vencimento, para o e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para finalizar a habilitação na Saest, o candidato deve imprimir e preencher o   memorando disponível (conforme modelo no Anexo III do Edital) e encaminhar escaneado, por meio do Sigaest.

Os candidatos aptos ao Prolínguas/2020.4 receberão um auxílio financeiro, em parcela única semestral, para custeio da aquisição do material didático (livro), com a obrigação de prestar contas na Saest para que possa prosseguir nos níveis seguintes do curso de língua estrangeira.

Serviço:

Inscrição Prolínguas/2020.4