A UFPA divulgou em sua página web sobre informações da COVID-19 o resultado da pesquisa feita em São Caetano de Odivelas sobre o isolamento social.  Dentre as cinco pesquisas realizadas e disponibilizadas na página, duas são de Ciências Biológicas, duas de Engenharias e Ciências Exatas e a única de Humanidades, sendo essa, feita pelo grupo de pesquisa COLINS no projeto coordenado pelo Prof. Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes, vinculado ao PPGEAA. O que demonstra a inserção social e atual pelo Programa.

Conforme é descrito, a pesquisa foi realizada no período de 6 a 10 de abril de 2020, na cidade de São Caetano de Odivelas-PA, com o propósito de registrar a opinião pública de aprovação ou desaprovação em relação ao isolamento social na sede do município, decorrente de ações públicas governamentais para a minimização da transmissão do coronavírus, responsável pela doença COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019) que originou a atual pandemia.

Entende-se pela pesquisa como isolamento social o recolhimento do indivíduo e sua família em convivência cotidiana quanto ao ambiente doméstico de sua residência, tendo então contatos mínimos e extremamente necessários com o ambiente e indivíduos externos a esta, estritamente para garantir-se a sua sobrevivência e a de próximos. O objetivo é apresentar a opinião e nível de concordância/discordância de moradores em cidade de pequeno porte, no interior da Amazônia, em relação aos efeitos do isolamento social por conta da Covid-19.

Para mais detalhes dessa pesquisa ou outras, clique aqui.