Os discentes vinculados ao Programa de Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do campus de Castanhal, participaram no dia 21 de setembro de 2019, da Resenha Acadêmica desenvolvida pelo grupo de docentes e discentes do Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas (NUSC). Este encontro possibilitou a reflexão e discussão acerca da necessidade de traçar articulações e proposições da cultura acadêmica entre a universidade e a comunidade do município de São Caetano de Odivelas.

Com base no que foi articulado durante o encontro, propôs-se, a partir de um plano de conscientização social, a elaboração de um Seminário que mobilize e integre a comunidade acadêmica, a gestão municipal, líderes comunitários e a população de São Caetano de Odivelas sobre indícios de materiais arqueológicos na região. Para tanto, se enfatizou a importância da pesquisa colaborativa, no intuído de conscientizar a sociedade Odivelense sobre a necessidade de conservação, estudo e desenvolvimento de pesquisas deste possível Sítio Arqueológico.